Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

1Nerd4Tech

Um blog dedicado ao mundo da tecnologia: novidades, reviews e dicas

1Nerd4Tech

Um blog dedicado ao mundo da tecnologia: novidades, reviews e dicas

AMD faz mega-negócio com OpenAI

1Nerd4Tech, 07.10.25

A AMD vai fornecer chips de Inteligência Artificial à OpenAI num negócio válido por múltiplos anos. A fabricante de hardware arrecadará dezenas de milhares de milhões de euros em receita anual e a criadora do ChatGPT terá a possibilidade de adquirir cerca de 10% da AMD.

AMD OpenAI.png

Esmiuçando os detalhes do acordo, a AMD entregará centenas de milhares de processadores gráficos (GPUs), o equivalente a 6 gigawatts, durante os próximos anos à OpenAI, sendo que a primeira remessa chegará na segunda metade do próximo ano. É precisamente em 2026 que está previsto que a OpenAI construa uma instalação de 1 gigawatt assente em chips da série MI450.

A partir dessa data, a AMD passará a contar com uma receita anual adicional estimada em dezenas de milhares de milhões de dólares durante 4 anos – a estimativa inicial aponta para mais de 100 mil milhões de dólares nesse período.

Uma particularidade do negócio é que, durante o período do acordo, a OpenAI pode adquirir até 160 milhões de ações da AMD se alguns dos objetivos acordados forem cumpridos.

 

Números loucos

Este negócio é mais um exemplo da cavalgada impressionante da IA no mundo da tecnologia. “Vemos este negócio como seguramente transformador, não só para a AMD, como para a dinâmica da indústria”, afirma Forrest Norrod, vice-presidente da AMD, citado pela Reuters. A Nvidia pode sentir o beliscão, mas continua num patamar diferente de domínio deste mercado. Basta ver que a AMD deverá ter uma receita a rondar os 33 mil milhões de dólares este ano, enquanto os analistas estimam que a Nvidia ultrapasse os 206 mil milhões. Por sua vez, a OpenAI, que está avaliada em 500 mil milhões de dólares, arrecadou receitas de 4,3 mil milhões no primeiro semestre do ano, tendo enfrentado custos de 2,5 mil milhões.

A relação entre a Nvidia e a OpenAI também não parece estar em risco com esta intromissão da AMD, já que em Setembro a fabricante de hardware tinha fechado um acordo para fornecer sistemas com um mínimo de 10 gigawatts à criadora do ChatGPT e anunciado um investimento de 100 mil milhões de dólares na empresa liderada por Sam Altman.