Asus Ascent GX10: um mini PC pessoal para trabalhar com IA
A Asus começou a vender em Portugal o Ascent GX10, um computador de secretária compacto (150x150x51 mm e 1,48 kg) desenvolvido para quem trabalha com Inteligência Artificial, como programadores, investigadores e cientistas de dados. Este PC traz o Software Stack de IA da Nvidia e integra o chip GB10, igualmente da Nvidia, que inclui uma CPU Grace de 20 núcleos e uma GPU Blackwell, oferecendo um desempenho de até 1 petaflop de IA, revela a Asus em comunicado.

A nível de armazenamento, estão disponíveis três versões: SSD M.2 2242 NVMe PCIe 4.0 x4 de 1 TB mais vocacionada para iniciantes em IA que trabalham com conjuntos de dados menores e projetos experimentais; SSD M.2 2242 NVMe PCIe 4.0 x4 de 2 TB para suportar conjuntos de dados maiores, vários modelos e experiências em execução simultânea; SSD M.2 2242 NVMe PCIe 5.0 x4 de 4 TB para aqueles que lidam com fluxos de trabalho extensos e em grande escala.
Destaque ainda para a arquitetura escalável, que permite aos utilizadores ligarem duas unidades Ascent GX10 através das interfaces de rede ConnectX-7 de alta velocidade para duplicar instantaneamente o desempenho de IA para 2 petaflops, com até 256 GB de memória unificada e 8 TB de armazenamento.
Uma nota final para o design térmico, que possui controlo de ventilador de 7 níveis, aletas ultra-largas, cinco tubos de calor e ventiladores duplos de 140x80 mm para puxar o ar através de aberturas discretas na parte inferior, visando garantir um fluxo de ar eficiente.
O preço oficial não foi divulgado.